


Oi, eu sou a Julia! Obrigada por estar aqui!
Nasci em São Paulo (SP) em outubro de 1991 e cresci entre Ibiúna e a feira do Parque Água Branca, na Barra Funda, onde minha mãe trabalha há quase 30 anos. Desde cedo, acompanho minha mãe na luta pela agricultura familiar e de pequenos produtores na AAO (Associação de Agricultura Orgânica).
Em 2009, fui morar com a outra parte da família no norte do Paraná, Maringá, para fazer o curso de Letras - Português na UEM. Em 2013, me mudei para Curitiba e continuei a formação na área. Fiz especialização em Literatura e História Nacional (UTFPR), mestrado e doutorado em Estudos Literários (UFPR). Minha tese é a tradução comentada de ensaios da escritora Anne Carson. A pesquisa tem como base os estudos feministas da tradução e o ensaio literário como estratégia pedagógica.
Já dei aula de português, produção textual e literatura de tudo quanto é jeito: em cursinho popular, em escola particular, pública, para pessoas estrangeiras. E também indo até a casa das pessoas para aulas de reforço, redação para concurso, pré-vestibular.
Desde que cheguei em Curitiba, faço muita coisa em coletivo. Em 2017, me juntei com a Membrana, grupa de pessoas interessadas na prática de escrita, com quem tenho a sorte de ler/escrever/inventar. Lançamos quatro publicações (envelope Membrana, zine Corja!, zine BRA_IL e a antologia Chão Brasil), participamos de feiras de publicações e outros eventos culturais.
No final de 2021, fui eleita Conselheira de Literatura do Conselho Municipal de Cultura com mandato até 2023.
Atualmente, estou Coordenadora do PMLLLB (Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas) de Curitiba. Meu trabalho envolve escrita, oficina, tradução, performance, curadoria e mediação. Me entendo como uma trabalhadora da escrita.
Minibio:
Julia Raiz é escritora, tradutora e agitadora cultural, com prática em ações performativas em literatura. Doutora em estudos literários (UFPR), oferece oficinas de escrita há dez anos. Atualmente, coordena o PMLLLB (Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas) de Curitiba, promovendo políticas públicas na área. Publicou os livros Diário: a mulher e o cavalo (1ª ed. 2017, 2ª ed. bilíngue 2023, Telaranha), Metamorfoses do Sr. Ovídio (Arte e Letra, 2022) e Bebê tem fascinação por lâmpadas (Chão da Feira, 2024). Sua escrita transita entre poesia, prosa e ensaio. Para saber mais: juliaraiz.com.br | @julia.raiz