top of page
JuliaRaiz _ Cred Fot Luana Navarro_22.JPG
JuliaRaiz _ Cred Fot Luana Navarro_23.JPG
JuliaRaiz _ Cred Fot Luana Navarro_24.JPG
Oi, eu sou a Julia! Obrigada por estar aqui!

Nasci em São Paulo (SP) em outubro de 1991 e cresci entre Ibiúna e a feira do Parque Água Branca na Barra Funda, onde minha mãe trabalha há quase 30 anos. Desde cedo, acompanho minha mãe na luta pela agricultura familiar dentro da AAO (Associação de Agricultura Orgânica).

Em 2009 fui morar com a outra parte da minha família no norte do Paraná, Maringá, para fazer o curso de letras na UEM. Em 2013 me mudei para Curitiba e continuei minha formação na área. Fiz especialização em Literatura e História Nacional (UTFPR), mestrado e doutorado em Estudos Literários (UFPR). Minha tese é a apresentação da tradução comentada de ensaios da escritora Anne Carson. Os principais interesses da pesquisa são: estudos feministas da tradução e o ensaio literário como estratégia pedagógica.

Já dei aula de português, produção textual e literatura de tudo quanto é jeito: em cursinho popular, em escola particular, em escola pública, em escola de português para pessoas estrangeiras. E também indo na casa das pessoas para dar aula de reforço, redação para concurso, pré-vestibular. Já dei aula para 1 pessoa por vez e já entrei em sala com 100. Além de oficinas de escrita e tradução, desde 2015, aqui em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Botucatu.

Desde que cheguei em Curitiba, faço muita coisa em coletivo. Em 2015 abri, em parceria, a firrrma de poesia Totem & Pagu, co-editada até 2023 com a poeta e artista visual, Natasha Tinet. Em 2017, me juntei com Emanuela Siqueira e beatriz rgb e formamos o site Pontes Outras, exclusivo de tradução de literatura escrita por mulheres e pessoas não-binárias. Com Manu e be publiquei meus primeiros trabalhos de tradução e ofereci oficinas de tradução e crítica literária feminista.

Também em 2017 me juntei com o coletivo de escrita Membrana, com quem tenho a sorte de me encontrar para ler/escrever/inventar em coletivo. Lançamos quatro publicações (envelope Membrana, zine Corja!, zine BRA_IL e a antologia Chão Brasil), demos oficina, participamos de feiras de publicações e outros eventos culturais.

Em 2020, dei início ao podcast Raiz Lendo Coisas (projeto contemplado pela lei de incentivo da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Curitiba). A ideia é muito simples: recebo histórias das pessoas que me ouvem e respondo com um texto. Você pode ouvir o RLC no Spotify e os episódios também estão disponíveis no Google.

No final de 2021 fui eleita Conselheira de Literatura do Conselho Municipal de Cultura com mandato de 2021 a 2023.

 

Atualmente, meu trabalho envolve escrita, tradução, curadoria, mediação e oficinas de escrita.

Minibio:
 

Julia Raiz é trabalhadora da escrita. Doutora em literatura (UFPR), com ênfase nos estudos feministas da tradução, escreve, traduz e oferece oficinas de escrita. Publicou livros e plaquetes, faz parte do coletivo literário Membrana desde 2017 e é agitadora cultural. Participou como escritora convidada do Arte da Palavra (Sesc-PR) em 2022.

Créditos
Fotos: Luana Navarro
​Colagem da página inicial: Isadora Fernandes
bottom of page